Você está visualizando atualmente Chico Balanceado sem banana, receita antiga da vovó!

Chico Balanceado sem banana, receita antiga da vovó!

Chico Balanceado sem banana, receita antiga que veio dos caderninhos da vovó para deixar suas reuniões de família ainda mais deliciosas.

Se você viu nossos artigos de coisas antigas, com certeza uma das suas mais doces lembranças são da cozinha e suas delicias de doces…

Não sei qual época do ano você esta lendo isso mas, esta chagando o natal e a lista de sobremesas começam a brotam uma atras da outra.

Mas, acredito que depois pavê, o chico balanceado é o mais tradicional da ceia de natal pois, remete aos encontros familiares que as comidas eram fartas mesmo em tempos difíceis. Hoje, quase tudo é só para tirar foto.

E, para relembrar um pouco esse espirito delicioso, resolvi trazer a minha receitinha de família, o Chico Balanceado sem banana!

Se você procurar algumas receitas pela internet, verá algumas variações dele e, o original é com banana mas, sem a fruta acabou de tornando bem popular tambem

Enfim, chega de conversa é vamos a nossa receitinha maravilhosa de Chico Balanceado sem banana!

Receita de Chico Balanceado sem banana!

Primeiro, iremos fazer a calda de caramelo e reservar:

  • Em uma panela, derreta 1 xícara de açúcar refinado (pode ser cristal também)
  • Adicione 1/2 xícara de agua morna aos poucos e vá mexendo até ganhar consistência.
  • Reserve para que possamos fazer as outras etapas do Chico Balanceado sem banana

*** Tem receita de como fazer calda de caramelo que não endurece depois que esfria aqui no blog.

Em uma panela adicione os seguintes ingredientes:

  • 500 ml de leite integral
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite (opcional)
  • 2 colheres de amido de milho previamente desmanchadas em um pouco de leite.
  • 2 colheres de açúcar refinado (se achar muito doces pode retirar da receita o leite condensado e deixar o açucar)
  • 3 gemas

Misture tudo em fogo baixo até engrossar. Atenção: demora um pouco, por isso, não levante o fogo para apressar essa massa senão irá grudar tudo no fundo. Além de queima, sua panela ficará muito difícil de lavar.

Depois da sua massa do Chico Balanceado sem banana estar pronta, é só despejar no refratário com a calda que reservamos.

*** Itens de Cozinha em Promoção aqui!

Se sobrar muita massa ou faltar calda, não tem problema, é só ajustar as medidas nas próximas vezes pois, os refratário tem uma variação de tamanhos que não podemos controlar.

Agora, com as claras que sobraram, vamos fazer a cobertura do nosso Chico Balanceado sem banana.

Bata as claras até ficar na textura de neve, adicione 3 colheres de açúcar refinado e bata até chegar em uma consistência de suspiro. Ou seja, bata em media 3 a 5 minutos direto na batedeira.

Enquanto você faz essa cobertura do Chico Balanceado sem banana, pré-aqueça o forno em 180°C.

Depois, é so espalhar a cobertura em neve pelo Chico Balanceado sem banana e dar pequenas pinceladas com a colher mesmo para que a cobertura fique em forma de suspiros.

Leve ao forno até dourar em cima e ficar com aparência tostada. Mas, se usar o dourado, ligue um pouco no final apenas pois, ele pode acelerar muito e não assar o suspiro como se deve e, devemos lembra que usamos ovo cru para essa cobertura que precisa estar bem assada para evitar contaminação da salmonela.

Como aumentar a receita de Chico Balanceado sem banana?

Para isso, basta multiplicar as medidas da receita em 2x ou 3x, como preferir.

Por exemplo, se deseja fazer o dobro da receita, é só multiplicar todos os números por dois. E, tudo depende da apetite da sua familia.

Se for um encontro entre 7 á 10 pessoas, pode fazer 2x ou 3x a receita pois, apensar de não parecer, o Chico Balanceado sem banana pesa um pouco no estomago.

E, fazer um pouco mais sempre sobra para comermos na segunda feira… aquele inicio de semana em que a lembrança do feriado ou do encontro de família ainda fica ecoando em nossas mentes e corações.

Espero que tenha gostado dessa receitinha de Chico Balanceado sem banana que trouxe da minha família especialmente para você! Compartilhe com seus amigos para que juntos, possam comemorar bons momentos da vida.

Abraços!

Deixe um comentário