Aprenda a fazer uma Calda de pudim artesanal que não endurece depois que esfria para dar mais agilidade em suas sobremesas deliciosas.
Pois bem, hoje a dica vai um pouco para o lado da culinária, que não deixa de ser uma belíssima arte, para te ensinar fazer aquela maravilhosa calda de pudim que os blogueiros usam.
Sim, pode ser que você já saiba fazer mas, eu reuni mais algumas dicas para deixar o seu pudim de domingo ainda mais perfeito.
Antes, vamos ao passo a passo e depois, mostrarei para você as dicas extra que a maioria das pessoas ainda não sabe! Bora lá?
Calda de pudim artesanal que não endurece depois que esfria!
- Em uma panela larga e fundo grosso, adicione 1 xicara de açúcar (cristal ou refinado).
- 1 pitada de sal (algumas receitas não usaram sal mas, eu gostei dessa forma).
- ligue me fogo baixo e mexa até derreter por completo. Para isso, alterne entre mexer, esperar um pouco derreter e repetir o processo.
- Depois que fazer os “pelotinhos”, mexa sem parar para não queimar a sua Calda de pudim artesanal.
- coloque agua morna (não pode ser fria) aos poucos (120ml para essa receita).
- Depois de chegar ao ponto ideal, é só desligar do forno.
Bom, agora que você aprendeu o básico da sua Calda de pudim artesanal, vamos para a dica de ouro que é passada de geração á geração e que ninguem ainda te contou (eu acho kk).
Segredos para deixar sua Calda de pudim artesanal perfeita:
Se ficar muito liquida, volte ela na panela e ligue o fogo, mexa até chegar na consistência desejada.
Por outro lado, se ficar muito dura, volte ao fogo e adicione gotinhas de agua aos pouco até chegar na consistência desejada. Ou seja, não precisa ter medo de errar a sua Calda de pudim artesanal, tudo tem um jeito.
Esta calda dura em torno de 3 a 6 meses na geladeira e pode ser usada em várias receitas pois, Calda de pudim artesanal não é usada somente em pudim.
Para aumento, use a proporção 1 – 1/2, por exemplo: 1 xicara de açúcar para 1/2 de agua.
Na hora de adicionar a agua, não use agua fria pois, pode “estourar” no seu rosto um pouco e fazer uma bela sujeira no seu fogão. Acredite, limpar calda derramada é terrível. Tudo isso ocorre devido ao choque térmico da agua fria com a panela quente.
Se você deseja mais amargo, pode deixar o açúcar um pouco mais no fogo antes de adicionar a agua, porém, cuidado para não queimar o açúcar. Isso dá uma raiva sem tamanho.
E, para saber o ponto ideal da sua Calda de pudim artesanal, ao levantar a colher observe se ela esta pingando ou caindo em forma “pérolas”, o chamado fio fraco. Se estiver muito liquida, ainda não está no ponto certo.
Além disso, tem uma dica super legal que aprendi no canal do youtube Confeitaria Real, é colocar um pano de prato após tirar do fogo para evitar que acumule agua da tampa e, assim, sua calda dura mais tempo.
E se você for daquelas pessoas que não gosta de nem um resíduo na sua Calda de pudim artesanal, pode passar na peneira antes de guardar na geladeira.
Algumas pessoas usaram açúcar mascavo e outros tipos de açúcar mas, eu achei mais difícil de encontrar o ponto certo. Mas, isso foi uma experiencia minha, faça seus próprios testes.
Algumas pessoas adicionam 1 colher de vinagre branco para fazer a Calda de pudim artesanal. Neste caso, é colocado todos os ingredientes para só depois ligar a panela no fogo. Depois, mexendo em torno de 20 minutos até atingir o ponto certo.
E para complementar as suas receitas de domingo, aprenda como fazer maionese se ovo cru de forma muito fácil.
Bom, agora que você já sabe fazer a sua Calda de pudim artesanal, é só testar e usar na sua receita de domingo! Compartilhe essa ideia com seus grupos, amigos e amigas para que mais pessoas aprendam essas dicas.
Ah, se tiver sugestões e dúvidas, deixe seu comentários! Um grande abraço!