Você está visualizando atualmente Natal antigo, 10 coisas que provavelmente você se lembra!

Natal antigo, 10 coisas que provavelmente você se lembra!

Relembre como o Natal antigo ficou na memória das pessoas mas, que não esta mais presente na mente das crianças.

Sim, compreendo que as coisas mudam e não se pode viver no mesmo a vida toda mas, tem certas coisas que poderiam ser para sempre.

Antes do celular, enfeitávamos as casas, revirávamos receitas para fazer com fartura, visitávamos os mais antigos e até limpávamos a casa para receber alguem.

E não adianta dizer que tudo esta mais caro ou falta tempo, antes, era bem pior. O salario era pouco e a carga horaria alta mas, alguma coisa sempre saia. Chegava Dezembro, era puro alvoroço e alegria.

As receitas era sempre as mesmas: pudim, pavê ou algum bolo. Mas, era sempre feito em um tamanho gigante para todo mundo levar um pedaço para casa.

Pensando em tudo isso que nos remete ao natal antigo, fiz uma pequena lista para relembrarmos algumas coisas que infelizmente não estamos mais cultivando na mente das pessoas.

Natal antigo, 10 coisas que as crianças não sabem o que é!

1 – Competição de casa mais enfeitada.

Nesse item, era apenas as casas que podiam mas, hoje, com mais opções nas lojas e competição por preços em site baratos, parece que diminuiu mais.

Nos bairro, sempre tinha alguem competindo que representava todo mundo e agora, parece que todo mundo tem preguiça de fazer ou apenas faz para si e não tem mais o senso de comunidade.

Hoje, se uma criança para para olhar um enfeite de natal em uma casa, é bem provável que apareça o dono brigando ou achando que vai roubar.

2 – Novenas de natal.

Falando em natal antigo, esse é um dos itens para quem comemora a parte religiosa, em especifico a católica.

Época de conexão com o sentido espiritual do natal, é feito encontro nas casas das pessoas que participam do grupo no objetivo de preparar o coração para a chegada do menino jesus.

3 – Papai noel magro.

No natal antigo, sempre tinha um tio com uma roupa de papai noel emprestada para alegrar o coração das crianças nas festas e que não era necessariamente gordinho.

Ou seja, o papai noel geralmente chegava de tênis ou chinelo e sem o glamouroso trenó. Alias, como era difícil as pessoas terem carro, que tinha emprestava nessa hora com alegria.

Muitas vezes era status social no bairro tem um carro. As vezes levava até ferido para o hospital.

4 – Presentes de natal que a madrinha dava.

Aqui esta um segredo do natal antigo: seu papai noel era sua madrinha que ajudava ou comprava sozinha o seu presente. E, naquele tempo nem todo brinquedo era uma fortuna.

Mas, as madrinhas davam com gosto pois, ou era no natal ou no aniversário que se ganhava presente. Coitado de quem fazia aniversário em dezembro ou janeiro pois, virava um só.

5 – Pouco enfeite de natal mas, muita comida na ceia.

Parece contraditório eu falar de natal antigo e citar que teve mais enfeite mas, geralmente era no quintal que se concentrava a maior coisas.

Dentro de casa até tinha enfeites mas, nem tanto como hoje. O negócio em muitas casas era cada um levar um prato para a casa da avó e se fartar de tanto comer.

6 – Ir ao centro da cidade comprar roupa nova com a mãe

Esse já não acontecia comigo em meu natal antigo mas, vi muita gente comprar a única calça do ano nas épocas de natal pois, aproveitava para ficar como presente.

Sim, ganhar roupa de natal era uma decepção para criança pequena mas, o adulto até gostava da ideia. Pobre dos homens que ganhavam calça para trabalhar.

7 – Cartinha na escola para o Papai Noel.

Acredito que muita criança hoje em dia mandou uma mensagem no zap para o papai noel mas, no natal antigo, escrevíamos cartinha na escola.

A professora pegava e fingia que levava no correio mas, ela lia. Algumas crianças em situação de fome tinham seus pedidos atendidos pelo dinheiro das professoras mesmo ou alguma ajuda, era de cortar o coração as cartinhas mais pobres.

8 – Cestinhas com chocolate na escola.

imagem de Marcello Corti

No natal antigo, não era simplesmente dar uma cestinha pronta mas, tínhamos de confeccionar as nossas cestas senão o papai noel não vinha para quem não completava as atividades.

Era tanto papel picado que as vezes ia um dedo pois, não tinha muito essa coisas de tesoura sem ponta. Ainda bem que esse tipo de coisas mudou.

Claro, muita cola com papel crepom para fazer a barba do papai noel com bolinhas brancas. O corpo era com bolinhas vermelhas ou quadradinhos…. que lembrança linda veio agora em minha mente.

9 – Amigo secreto de caixinha de bombom.

Saindo um pouco da escola, no natal antigo existia alguns amigos secretos mas, era mais barato que os dias de hoje. E, geralmente era caixa de bombom.

Quer participava de 3 amigos secretos, 2 com certeza era uma caixa de bombom. Os supermercados tinham sempre alguem no pacote o dia todo embalando caixas de bombons. Mas, os prevenidos já deixavam pronto nas prateleiras.

10 – Janta antes da meia noite.

Algumas crianças não aguentavam chegar a meia noite pois, brincavam tanto em cima da hora que dormiam pelos cantos. Então, para não dormir sem janta, comiam um pouco antes.

Depois, os adultos faziam suas festas e mesmo conversando alto, as crianças não acordavam. Claro, as maiores conseguiam resistir até meia noite.

E tinha uma coisas que não podia faltar no natal antigo: criança chorando muito porque descobriu que o papai noel não existe. Eu lembro até hoje quando chegou dois no final do circo bíblico e meu mundo caiu.

Bom, pode ser que nem tudo encaixe com você quando falamos em natal antigo mas, espero que tenha conseguido tirar um belo sorriso do seu rosto.

Neste natal, em meio a tantas festas, pense em que tipo de lembrança você esta deixando nas crianças. Será que o celular vai ensinar tudo sobre amor para elas?

Tenha certeza que assim como você tem lembranças do seu Natal antigo, é um direto delas terem suas próprias lembranças boas e, uma tela não consegue dar isso.

Um grande abraços e um feliz natal á moda antiga!

Deixe um comentário