Você está visualizando atualmente Pacová em casa: 4 Segredinhos de como cuidar fácil

Pacová em casa: 4 Segredinhos de como cuidar fácil

Descubra os segredinhos de como cuidar de pacová em casa de forma muito fácil para ter uma planta linda e saudável.

Acredito que você já pensou em ter um pacová em casa ou comprou uma mas, não sabe como cuidar direito dela. Mas, iremos te ajudar nessa missão.

Para isso, é importante saber o básico como adubação, poda, rega, etc… mas, esses segredinhos irão te dar uma força para a planta durar muito da maneira mais saudável possível.

Primeiramente, para iniciantes, vamos explicar algumas coisas…

Pacová em casa: Segredinhos de como cuidar

Conceitos básicos sobre o pacová em casa:

É uma planta resistente para ter dentro de casa pois, não morre com facilidade. Conhecida como Babosa-do-pau devido ao seu caule que armazena agua, a bonitinha é parente da costela de adão.

Já na mata, o Pacová cresce nos troncos das arvores mas, não se caracteriza como parasita pois, apenas usa as outras arvores como apoio.

1 – Como fazer a rega do pacová?

Coloque agua sempre que estiver com o solo seco ao toque, ou seja, não pode estar encharcado demais ou seco.

No momento de colocar agua, adicione pelas bordas do vaso até começar a escoar pelos furos da drenagem que foram feitas no vaso.

Além disso, você pode borrifar as folhas do pacová em casa pois, é uma planta originária de uma floresta quente e húmida. Porém, faça isso em dias secos.

Evite fazer esse processo em dias muito húmidos de inverno pois, não tem a necessidade. Mas, observe nos dias de inverno que não chove muito pois, dias frios tambem pode ficar secos.

E falando nas raízes que se apoiam em outra planta ou no suporte, borrife elas tambem pois, é importante para o desenvolvimento do seu pacová em casa.

2 – Pragas do Pacová e adubação.

É difícil essa planta ter pragas pois, é muito resistente. Apesar disso, é importante observar as suas folhas com frequência. Claro, como todas as plantas é preciso manter uma boa adubação para que problemas de pragas sejam evitados.

Em relação a adubação, o pacová pode ser adubado de forma folhar e da maneira tradicional, nas raízes. Em ambos os casos, observe atentamente as instruções do fabricante descrito no rotulo do produto.

3 – Como plantar pacová em casa?

Essa planta possui flores e consequentemente sementes. Ou seja, ela pode ser plantada mas, isso é um processo difícil e muito demorado.

Mas, você pode fazer uma muda através de um pedaço do galho de plantas mais antigas/adultas. Quando mais velha o caule, ele irá soltar mais raízes.

Neste caso, basta cortar um pedaço do caule (como na imagem a seguir) e, não adianta tentar fazer da folha que o pacová não irá pegar.

Imagem do Canal do Youtube Mania de Flor

Depois é só colocar no substrato e manter levemente húmido em um local com bastante luminosidade. Dessa forma, você conseguirá o seu pacová em casa.

Em relação ao substrato ele precisa oferecer um boa drenagem e oxigenação para o desenvolvimento da planta. Como materiais você pode usar cascas de arvore, fibras e outros materias que mantenha a característica de solo soltinho.

Ou seja, um solo muito “apertado” não funcionará para o seu pacová em casa pois, na natureza, ele tem essa característica de crescer com raízes soltas apoiadas em outras plantas.

4 – Segredos finais de como cuidar pacová em casa:

  • Evite deixar o pacová em um lugar de passagem de pessoas como corredores para que as folhas não acabe se quebrando, deixando-a com uma má aparência.
  • Para fazer a limpeza, utilize apenas um pano com água. Assim, aparência sempre verdinha irá durar muito tempo.
  • Se desejar que seu pacová em casa tenha um crescimento mais vertical, coloque um apoio no vaso imitando o tronco de uma outra arvore para que as raízes se apoiem.
  • Uma opção para a luminosidade é usar aquelas telhas transparentes para que entre mais luz em seu pacová em casa.
  • A adubação pode ser feita uma vez por mês para manter a planta mais saudável.
  • Em relação ao sol, o pacová em casa necessita de uma sala bem iluminada ou seja, aproveite seus espaços próximos á janelas maiores.
  • Lembre-se de borrifar agua nos apoios das plantas para que as raízes sejam molhadas tambem.
  • No vaso, promova um solo soltinho e não compactado para que o seu pacová em casa fique mais próximo do que ele fica na natureza.
  • Se ingerido, o pacová é tóxico para pets e crianças pequenas, ou seja, tome cuidado nestes casos.

Portanto, esses são dicas mais rápidas e bem práticas de executar para você que deseja ter o seu pacová em casa.

Se você gosta de plantas de sombra, veja um artigo escrito especialmente sobre elas aqui no blog.

Compartilhe com seus amigos e amigas que adoram cuidar de plantinhas com todo amor e carinho, assim como você! Um grande abraço!

Deixe um comentário