Você está visualizando atualmente Bordados antigos e nostálgicos: 10 riscos gratuitos!

Bordados antigos e nostálgicos: 10 riscos gratuitos!

Relembre um pouco do passado com esses riscos de bordados antigos que contam uma história muito doce de nossas avós.

Estava aqui olhando algumas coisas de minha avó e encontrei em seu baú bem conservado, um pouco da sua história como bordadeira.

Ela, preserva até hoje um lindo lencinho feito de bom tecido e decorado com bordados antigos que levava sempre consigo quando saia de casa.

Naquele tempo, só podia sair acompanhada e geralmente em casa de parentes e algum bailinho onde o irmão mais velho ia sempre junto ou os pais.

O lencinho bordado sempre disponível para secar um pouco o rosto em uma época de calor como hoje mas, com anáguas e mangas compridas.

Claro, não era assim em todo lugar do Brasil mas, vovó era da roça e sua mocidade nos anos 50 era bem diferente de hoje, nem melhor e nem pior, apenas diferente.

Mas, como o assunto aqui é bordados antigos, resolvi mostrar para você alguns riscos que ela usava. Mas, são imagens que encontrei na internet pois, o que ela tinha em papel ganhado das irmãs, se perdeu com o tempo.

Bordados antigos e nostálgicos: 10 riscos gratuitos!

A bela mocinha vai costurar… com traços leves e quase infantis, esse risco foi passado de geração á geração e ainda é um dos maiores clássicos do artesanato.

Na imagem seguinte, nossa doce mocinha segue na costura fazendo seu mais belos moldes e, ao mesmo tempo, sendo retratada em toalhas, panos de pratos e bastidores mundo á fora.

E se você gosta muito de bordados antigos, veja a apostila com 100 pontos do bordado manual que postei aqui no blog. Para mim, é a melhor de todos os tempos.

Uma imagem belíssima para nossa lista de bordados antigos. Ela traz uma emoção dão linda de um abraço de criança tão sincero que busca proteção em um dia de chuva.

Quantas histórias embaladas durantes as confecções de bordados entre mãe e tias, irmãs e primas? Hoje tudo esta diferente, apenas diferente, nem melhor e nem pior pois, o artesanato traz uma magia incrível para qualquer realidade.

Podemos notar que as pobres moças retratadas estão sempre a trabalhar mas, não podemos julgar uma geração que não vivemos, apenas admiramos a beleza dos traços destes bordados antigos.

Traços esse que eram copiados a mão com os raros papeis que eram encontrados e que a cada copia, um milímetro de traço eram modificado. Sim, tudo era manual mesmo pois, não tinha impressora pra fazer cópias.

Deve ser por isso que eles são um pouco arredondados e, esta característica é o que os torna lindos e perfeitos.

Na imagem seguindo nossa bela moça dos bordados antigos resolveu descansar e sair um pouco dar um passeio ao ar livre. Talvez um belo domingo á tarde.

Na alegria de enfeitar um belo vestido, as bordadeiras dava vida e cor á este risco como se tivessem bordando o proprio vestido e vivendo as emoções das personagem retratadas no bordado.

Agora nossa doce mocinha parou para um foto e fico belíssima em nossa lista e bordados antigos! Bom, acredito que contar um pouco da história do bordado e tambem se divertir criando essa pequena historinha.

Agora bela moça passeia entre as flores de seu jardim que deve ter cultivado com muita alegria. Sim, nossa lista de bordados antigos ficou muito mais delicado com esta imagem.

Olha que mocinha danada, vou coletar algumas rosas para dar de presente, quem será? Um grande amor á espera? Sim, são coisas que se pensava ao fazer esses bordados antigos.

Na próxima imagem podemos ver uma pequena jardineira que limpa as folhas secas de outono que insistem em cair á todo momento.

Além de necessário, esse momento nos leva a pensar em quanto a rotina das pequenas coisas são muito bonitas.

Obs: todas as imagens estavam postadas no pinterest em vários perfis impossibilitando a citação da autoria.

Toda essa lista de bordados antigos são para mostrar que os traços podem ter se modificado mas, o bordado ainda vive no coração de muitos artesãos.

Pessoas que fazem esse artesanato lindo sobreviver e repassam para que novas gerações tenham o prazer de executar não só desenhos mas, ideias com sentimentos ardentes.

Sim, é preciso pensar o artesanato como fonte de renda pois, artista não vive só de amor mas, sem ele o artesanato não teria sentido algum.

Espero que tenha gostado desse material que separei sobre bordados antigos. Compartilhe com seus grupos, amigos e amigas que adoram artesanato em bordado.

Abraços!

Deixe um comentário